O mercado de tokens não fungíveis está se desenvolvendo extremamente rápido e, nos últimos anos, a tecnologia e a infraestrutura blockchain passaram por mudanças significativas. No entanto, hoje ainda existem muitas dúvidas, de acordo com quais regras o mercado de NFT pode (e deve) operar e em quais áreas os tokens não fungíveis podem ser usados.

Por exemplo, uma das potenciais aplicações do NFT no futuro é a gravação de documentos únicos no blockchain. Devido à confiabilidade do blockchain, diplomas, certificados e vários documentos podem ser emitidos no formato NFT, o que pode ajudar a eliminar o risco de falsificação.

É provável que a NFT tenha (e já está tendo) algum impacto nos formatos de criação e distribuição de conteúdo, objetos de criatividade e arte.

“É uma espécie de novo ambiente para a criatividade”, diz a professora Donna Redel. – A situação atual pode ser comparada com o período em que os fotógrafos trocaram as câmeras de filme pelas digitais; Cabe aqui relembrar a rejeição com que muitos trataram os novos equipamentos fotográficos.

Segundo Redel, os NFTs têm o potencial de influenciar não tanto a criatividade em si, mas os formatos de interações a ela associados entre consumidores, distribuidores e criadores de conteúdo. “As pessoas estão interessadas em novas formas de criar coleções, de se expressar, então esse processo vai continuar”, diz ela. – Substituirá [NFT] todos os outros formatos? Em nenhum caso. Isso afetará os modelos de negócios existentes? Sim”.

“O Blockchain está evoluindo, as oportunidades de transação estão crescendo e estamos no início desta jornada”, resume Redel. “Estamos apenas começando a trabalhar neste tópico, e muitos especialistas – extremamente inteligentes, versados ​​em finanças, tecnologia, arte – estão atualmente experimentando e procurando novas maneiras de usar blockchain, criptomoeda e tokens em nosso futuro. ”