Praticamente qualquer pessoa tem a capacidade de criar um NFT. Esteja você criando NFTs para construir sua marca pessoal, levantar capital para sua startup ou mesmo se você for um negócio estabelecido, as NFTs continuarão a desempenhar um papel importante no futuro desenvolvimento e sucesso de muitos setores.

No entanto, só porque você cria um NFT não significa que alguém deva comprá-lo. Criar um NFT é a parte fácil, mas vender seu NFT exige muito trabalho e paciência, com razão. Semelhante a qualquer tipo de produto ou serviço, você precisa comercializar seu NFT e dar às pessoas um motivo para comprá-lo.

O que é marketing NFT?

O marketing NFT é a ação ou processo de criar, comunicar e entregar seus produtos e serviços NFT ao seu mercado-alvo e trocar ofertas que agreguem valor para seus consumidores.

O marketing NFT tornou-se uma obrigação e suas estratégias de marketing desempenham um papel crucial no sucesso geral da sua marca NFT. Em decorrência do crescimento exponencial do mercado de NFT, tornou-se cada vez mais difícil vender NFTs, por isso você precisa criar um plano estratégico de marketing para atingir seus objetivos.

Com bilhões de dólares sendo injetados no mercado de NFT , grandes empresas de marketing viram uma grande oportunidade e a aproveitaram. Aplicando sua vasta experiência em marketing tradicional para mudar completamente o jogo e acelerar a adaptação da tecnologia NFT e web3. 

O marketing NFT também funciona a seu favor para aumentar o envolvimento do cliente e funciona como uma ótima maneira de manter seu público atualizado sobre seu produto ou informá-lo sobre os próximos produtos.

Então, como você comercializa seu NFT?

Como comercializar sua NFT

O processo de comercialização de um NFT não é tão diferente da forma como as pessoas comercializam produtos e serviços tradicionais.

Para comercializar sua NFT, primeiro você precisa saber o que deseja oferecer. Em segundo lugar, você precisa saber quem é seu público-alvo. Por fim, você precisa aprender a melhor maneira de comunicar ao seu público o que está oferecendo e por que eles podem querer comprá-lo.

Vamos dividir o processo de marketing NFT em algumas etapas fáceis de seguir, dessa forma você pode garantir que todas as suas bases sejam cobertas.

  1. Decida o que você quer que seu NFT ofereça e que valor ele trará para os outros.
  2. Crie um NFT que atenda aos seus desejos e atinja seus objetivos de longo prazo.
  3. Descubra quem é o seu público-alvo.
  4. Compartilhe sua história e sua marca NFT por meio de plataformas populares, como mídias sociais.
  5. Envolva-se em sua comunidade e forneça valor aos outros sem esperar nada em troca.

Quando falo sobre o marketing de suas NFTs, é importante entender que isso é diferente de enviar spam para todo mundo com quem você entra em contato. Se você criar um produto e colocá-lo na frente de todos, não espere vender nada sem dar mais do que recebe.

Em vez disso, adote uma abordagem mais orgânica. Depois de criar um NFT, você deve saber exatamente quem pode ser seu mercado-alvo. Portanto, vá para essas comunidades usando as plataformas às quais sua comunidade está dando mais atenção atualmente e aproveite essas plataformas para compartilhar sua história, agregar valor à comunidade e ajudar outras pessoas ao longo do caminho.

Naturalmente, as pessoas perceberão seus esforços honestos e genuínos para ajudar os outros e fornecer valor, e podem procurar saber mais sobre você, sua marca e que tipo de NFTs você oferece. Agora, isso pode parecer fácil demais ou bom demais para ser verdade, mas é exatamente o oposto.

Esse tipo de marketing exige muita criatividade, esforço e, o mais importante, paciência. À medida que os NFTs continuam a se desenvolver e crescer como uma plataforma tecnológica aceitável em nossa sociedade, mais marcas e empresas continuarão a incorporá-los em sua indústria, de fato, isso está acontecendo todos os dias.

Com mais atenção vem mais demanda, e com mais demanda vem mais oferta. Ou seja, você precisa trabalhar mais para se destacar da multidão. Existem muitos aspectos para se destacar em um mercado lotado, mas, em última análise, tudo se resume a ser criativo em como você comercializa sua NFT e quais plataformas você utiliza para compartilhar sua história.

Além de comercializar seus NFTs, existem alguns outros aspectos cruciais da criação de uma marca sustentável e respeitável em torno de seu projeto NFT.

É importante que seu projeto NFT tenha um bom site. O site deve ser fácil de navegar, com uma cópia clara do produto e serviços que sua NFT oferece. Além disso, você deve se esforçar para ter uma grande presença social nas plataformas mais atuais da internet. 

Além disso, é importante ter em mente que as plataformas mudam, bem como para quais plataformas os humanos prestam atenção. O que pode ser popular hoje pode não ser a melhor plataforma para usar daqui a cinco anos, então você precisa estar disposto a mudar com os tempos.

Principais estratégias de marketing NFT

Aqui estão algumas das melhores estratégias de marketing que você pode usar para ajudar a construir uma marca de sucesso usando NFTs. Embora existam muitas estratégias, é melhor usar uma combinação de várias estratégias e não apenas uma única estratégia. Sempre diversifique sua presença e esforços da maneira que puder.

1. Aproveite as plataformas de mídia social

Use esta estratégia de marketing NFT para promover seu projeto NFT para as massas. Você pode usar plataformas sociais como Twitter, Instagram e Discord para mostrar sua NFT e comercializá-la para o maior público possível.

No entanto, para aproveitar o poder das redes sociais, você deve primeiro garantir a criação de um perfil em seus canais sociais de destino. Crie um perfil e construa seguidores orgânicos anexando links para suas NFTs em suas postagens. 
Por exemplo, você deve usar hashtags de tendências no Twitter para encontrar pessoas interessadas no espaço NFT.

Você pode navegar pelo trabalho de outras pessoas e comentar em algumas postagens para aumentar o engajamento. Uma das melhores estratégias que já vi é a estratégia de $ 1,80 criada pelo empreendedor serial e inovador da web3, Gary Vaynerchuk.

2. Construa uma comunidade

Estabelecer uma comunidade para sua marca é uma tarefa de alto nível. Se você está construindo uma marca a longo prazo, deve se comunicar com seu público e stakeholders sobre seus investimentos e interesse no que você está oferecendo. 

Sem uma comunidade, você não pode construir uma marca. Dito isto, sua comunidade não deve ser responsável pelo crescimento de sua marca, manter as vendas altas ou divulgar seu projeto NFT. Isso depende de você como criador. Você está servindo a sua comunidade, não é o contrário. Quanto mais cedo você entender isso e assumir a responsabilidade por suas ações, melhor será capaz de controlar o sucesso e a sustentabilidade de sua marca.

3. Considere colaborações com outras pessoas

Colaborar com outras marcas e personalidades afins em seu nicho é uma obrigação. Você precisa estar disposto a dar outras rosas antes de receber as suas e construir outras em vez de derrubá-las. Isso permite que todos ganhem.

Pense nisso, quando duas marcas se juntam, você também está reunindo dois públicos separados enquanto se constrói. Não é necessário derrubar os outros para ter sucesso com suas estratégias de marketing NFT.

4. Crie um site para mostrar sua marca NFT

Ter um site facilita para aqueles que navegam nos projetos NFT mais recentes encontrarem seu projeto na internet. Seu site funcionará como a página de destino para potenciais compradores, bem como um lugar onde as pessoas podem aprender mais sobre você e sua marca.

Além disso, ao criar um site, você pode aproveitar o poder da otimização de mecanismos de pesquisa. O SEO facilita a otimização do seu site para que o Google e outros mecanismos de pesquisa possam categorizá-lo com base em diferentes consultas de pesquisa ou palavras-chave.

Os usuários podem facilmente encontrar seu site e acessar seu projeto NFT quando você tem um site que está no topo dos resultados de pesquisa.

5. Aproveite o tráfego orgânico de SEO

Você também pode fazer parceria com uma agência de SEO ou criador de conteúdo para comercializar seu projeto NFT nas mídias sociais e mecanismos de pesquisa como o Google. A maioria das agências de SEO o ajudará a escolher uma técnica de marketing que funcionará bem para o seu projeto e usará palavras-chave para ajudá-lo a classificar determinados termos de pesquisa. 

As agências de SEO sabem tudo sobre como classificar seu site nos mecanismos de busca e tornar sua marca visível em toda a economia da internet, o que é uma ótima maneira de atrair pessoas para seu projeto e aumentar suas vendas organicamente.

6. Use plataformas populares da web3

Você também deve aproveitar o poder de várias plataformas web3, como o metaverso , para comercializar seu projeto NFT. Hoje, o metaverso está ativo e crescendo constantemente em popularidade. Há pessoas se reunindo no metaverso para socializar, construir negócios, jogar e sediar uma variedade de eventos, de qualquer lugar do mundo.

Embora o metaverso ainda não seja a plataforma mais popular, é apenas uma questão de tempo até que seja. Marcas como Addidas e Sony já estão expandindo seus negócios para o metaverso. Enquanto outras empresas, como a Meta , estão atualmente desenvolvendo toda uma economia virtual. 

Os usuários podem acessar facilmente essas plataformas por meio de seus navegadores de desktop sem baixar mais nada.

7. Torne-se um colecionador

Coletar NFTs criados por outros artistas é uma boa maneira de começar a se destacar no espaço NFT. Se você comprar a arte NFT de alguém, compartilhe este evento em suas redes sociais e marque o artista, é provável que ele também compartilhe sua postagem com o público. 

Este é um exemplo perfeito de dar rosas e construir outras pessoas, o que também pode ajudar sua própria marca. Você vai expandir seu público desta forma, assim, o número de potenciais consumidores. Este é um passo estratégico, mas, mais importante, é uma forma de apoiar outras pessoas em sua comunidade.

8. Divulgue para amigos e colegas

Vamos voltar ao básico por um minuto. Simplesmente espalhar a palavra com amigos próximos e familiares é uma ótima maneira de criar hype em torno de seus NFTs e fazer a bola rolar. O benefício de comercializar seus NFTs para amigos e familiares é que você já promoveu um relacionamento com eles, então tudo que você precisa fazer é vendê-los no NFT.

Esta é uma tática pequena, mas simples, que pode realmente ajudá-lo a começar a fazer algumas vendas.

9. Mantenha-se consistente em seus esforços de marketing NFT

Já vi muitos indivíduos e startups criarem um NFT e esperarem que as pessoas inundem e comprem seus projetos simplesmente porque têm algo a oferecer. No entanto, quase nunca é assim que funciona.

Criar, comercializar e vender seu projeto NFT exige um esforço consistente e genuíno. É por isso que é tão importante amar o que você faz antes de decidir fazê-lo a longo prazo. Em última análise, pode levar anos e anos de luta antes de você finalmente chegar ao topo, e tudo bem. Apenas certifique-se de realmente gostar do que está fazendo e acreditar no que está oferecendo aos outros, caso contrário, pode ser difícil ficar com isso. 

Claro, comercializar seu NFT exige muita paciência.

10. Tenha paciência

Assim como qualquer marca ou negócio que já teve sucesso, você precisa ter paciência para o processo. Uma vez que você entenda que nada de grande foi construído da noite para o dia, mais fácil é aprender a ter paciência e entender que tudo leva tempo.

Aproveite o processo de compartilhar sua história, ajudar os outros e trazer luz para outras pessoas também. Não é tudo sobre você. Eventualmente, você começará a promover sua própria comunidade e consumidores que gostam de comprar o que você está oferecendo. Concentre-se em fornecer valor aos outros em primeiro lugar, o resto virá com o tempo.

Pensamentos finais

O marketing do seu projeto NFT não é tão simples quanto criar um NFT e listá-lo para venda. É mais sobre compartilhar sua jornada com outras pessoas que querem ouvir sobre isso e ajudar a elevar os outros ao longo do caminho, fornecendo um NFT que fornece algum tipo de valor para os outros.

Existem várias plataformas e técnicas que você deve utilizar para compartilhar sua história mais rapidamente e com um público mais amplo. É importante observar que, independentemente de como você escolhe comercializar suas NFTs, tudo leva tempo. A paixão fará as rodas girarem e a paciência as manterá em movimento. Então, o que você acha, você está pronto para comercializar seu NFT?