A Whitelist é uma prática comum no mundo NFT. Saiba o que é a Whitelist e como entrar na Whitelist em projetos NFT.

PONTOS CHAVE

  • No mundo NFT, whitelisting normalmente significa que um endereço de carteira criptográfica (ou seja, um endereço ETH público), é pré-aprovado para cunhagem de NFTs em datas/horas especificadas (geralmente uma janela de data/hora).
  • A Whitelist permite que os projetos de NFT recompensem os primeiros apoiadores com vagas garantidas para que eles criem uma NFT (ou várias NFTs, dependendo das regras da Whitelist/projeto).
  • A Whitelist também permite que os apoiadores evitem “guerras de gás”, que é quando várias pessoas tentam cunhar NFTs ao mesmo tempo, elevando os preços das transações. Os usuários pré-aprovados na Whitelist são capazes de distribuir suas moedas de tal forma que nem todos estão fazendo transações ao mesmo tempo, evitando assim um aumento repentino nos preços das transações.
  • Para ser incluído na Whitelist de um projeto, você geralmente precisa ingressar no grupo Discord de um projeto para aprender os critérios para ser incluído na Whitelist.

No início de 2021, quando os NFTs começaram a decolar, principalmente os NFTs PFP , houve uma corrida louca de pessoas tentando cunhar NFTs no lançamento de um projeto. Essa pressa fez com que as pessoas tentassem cunhar seus NFTs assim que um projeto abria seu contrato para cunhagem.

E para tentar obter seus NFTs antes que eles esgotassem, as pessoas aumentaram o limite superior do gás que estavam dispostos a pagar (quanto mais gás você está disposto a pagar, mais rápido sua transação será confirmada).

O resultado foram taxas de transação altíssimas para cunhagem, muitas vezes chamadas de “guerra do gás”. Essas guerras de gás foram (e ainda podem ser) verdadeiramente épicas – com taxas de transação sozinhas na casa dos milhares de dólares.

No entanto, à medida que avançamos para o final de 2021, e as pessoas ficaram absolutamente cansadas da situação da guerra do gás, mais e mais projetos começaram a adotar uma abordagem de “lista branca” para lançar seus NFTs.

Whitelist

O termo whitelisting vem do mundo da tecnologia da informação/segurança cibernética e geralmente significa uma lista “permitir” ou “segura”, mas no mundo NFT significa algo mais específico.

Para NFTs , a Whitelist é o processo de obter um endereço de carteira criptográfica pré-aprovado para um futuro NFT Mint (também chamado de “drop”) .

Como a maioria das NFTs são lançadas na blockchain Ethereum, o endereço na Whitelist seria o seu endereço público Ethereum (ETH).

O que significa estar na Whitelist?

Estar na Whitelist significa que você passou pelo processo/etapas, conforme definido pela equipe do projeto NFT, de obter seu endereço ETH pré-aprovado para cunhar um NFT em alguma data e hora predefinidas .

Normalmente, essa data e hora para endereços na Whitelist são definidas como uma janela de tempo. Por exemplo, alguns projetos podem permitir que endereços na Whitelist cunhem um NFT a qualquer momento dentro de um período predefinido de 48 horas.

Para que serve a Whitelist?

A Whitelist é normalmente usada para 2 propósitos gerais:

  • Para recompensar os primeiros apoios de um projeto NFT
  • Para evitar uma “guerra do gás”

Whitelist para recompensar os primeiros apoiadores

Com o grande número de projetos de NFT sendo lançados toda semana, as equipes de projeto precisam encontrar maneiras de incentivar os primeiros apoiadores de seu projeto.

Uma maneira de fazer isso é oferecer aos primeiros apoiadores que entrem em uma Whitelist para cunhar seu pré-lançamento da NFT.

A Whitelist não apenas garante ao torcedor um lugar para cunhar, mas também pode permitir um preço reduzido para o NFT (ou até mesmo um NFT gratuito) .

Ao fazer isso, os apoiadores são incentivados a permanecer engajados com o projeto e promovê-lo aos amigos desde o início do ciclo de vida do projeto.

Isso pode funcionar especialmente bem para um projeto se um influenciador da NFT ouvir sobre o projeto e promovê-lo para um grande público.

Whitelist para evitar uma guerra de gás

As taxas de transação na blockchain Ethereum podem ser extremamente altas quando a rede está congestionada.

A situação fica muito pior quando um NFT popular é lançado e milhares de pessoas tentam cunhar ao mesmo tempo.

Nesses casos, as taxas de transação (gás) por si só podem ser muitos múltiplos mais do que o preço real do NFT. 

Essa situação é conhecida como “guerra do gás”, já que as pessoas estão competindo para cunhar o NFT o mais rápido possível antes que ele se esgote (quanto mais gás você estiver disposto a pagar, maior a probabilidade de sua transação passar antes dos outros).

Para aliviar essa situação, muitos projetos adotaram uma abordagem de Whitelist.

Ao colocar os apoiadores na Whitelist antes de um lançamento, a equipe do projeto pode criar uma janela de tempo na qual seus NFTs podem ser cunhados (por exemplo, uma janela de tempo de 24 ou 48 horas em uma data específica ).

Como os endereços da Whitelist podem escolher a hora em que desejam cunhar dentro dessa janela, as pessoas podem distribuir suas transações – evitando assim uma guerra de gás.

Como você é colocado na Whitelist?

Existem 3 etapas gerais para obter uma Whitelist para um projeto NFT:

  • Encontre um projeto antes de lançá-lo
  • Junte-se ao grupo Discord do projeto
  • Siga as instruções para entrar na Whitelist

Encontre um projeto antes de lançá-lo

Para ser incluído na Whitelist de um projeto, primeiro você precisa encontrar projetos em pré-lançamento.

Isso pode significar um novo projeto ou um projeto existente que está lançando uma nova coleção.

Para encontrar esses projetos, um lugar para ver os próximos projetos em:

https://rarity.tools/upcoming

Outra opção, e que requer mais tempo e esforço – mas pode levar a melhores resultados – é seguir os influenciadores da NFT no YouTube e no Twitter para saber o que está acontecendo no espaço.

Qualquer que seja a abordagem que você adote, tenha cuidado e faça sua própria pesquisa. Existem muitos golpes neste espaço.

Junte-se ao Grupo de Discord de Projetos

Depois de decidir sobre um projeto, você precisará, quase certamente, ingressar no grupo Discord. No mundo NFT Discord é a principal ferramenta de comunicação (seguida pelo Twitter).

Cada Discord pode ser organizado de forma diferente, mas normalmente você pode encontrar informações sobre como entrar na Whitelist nas seções “anúncios” . eles não têm uma lista branca).

Se você não encontrar nada lá, tente perguntar a outros membros do grupo. Geralmente há uma seção “geral” onde os membros estão conversando sobre o projeto ou NFTs (ou outros tópicos gerais).

Mas antes de perguntar, tente fazer sua própria pesquisa primeiro.

Também uma nota de advertência. Há golpistas em todos os lugares. Tenha cuidado com quaisquer mensagens diretas que você possa receber de pessoas aleatórias. Também tome cuidado com os links que as pessoas enviam para você.

Siga as instruções para entrar na Whitelist

Uma vez que você se sinta confiante sobre um projeto e tenha feito sua pesquisa, você pode querer ir em frente e se juntar à sua Whitelist.

A inclusão na Whitelist pode assumir várias formas.  

Você pode ser solicitado a preencher um simples formulário do Google; Você pode ser solicitado a convidar outras pessoas para o Discord para ganhar seu lugar na Whitelist ; Você pode ser solicitado a participar de um sistema de loteria que escolhe endereços aleatoriamente. 

O ponto é que cada projeto é único e terá suas próprias regras para ser incluído na Whitelist – faça apenas o que você se sentir confortável – existem muitos outros projetos por aí.

Onde você encontra seu endereço ETH público?  

A maioria das pessoas no mundo NFT usa o MetaMask como sua carteira ETH.

Para obter seu endereço ETH, abra o MetaMask e faça o login.

Assim que estiver logado, vá para o topo da página onde está escrito “Conta 1” (ou o nome que você deu à sua carteira) e clique nele para copiar o endereço.

Você pode então colar esse endereço em um editor de texto simples (como o bloco de notas) para verificar se foi copiado corretamente.

De um modo geral, não é “inseguro” fornecer seu endereço ETH público para projetos em que você confia, pois seu endereço público não lhes dá acesso para transferir fundos ou NFTs de sua carteira.

Dito isto, você ainda deve ter cuidado com os golpes.

Por exemplo, as pessoas podem (e vão) enviar NFTs falsos/malware para sua carteira. Não interaja com esses NFTs.

Além disso, nunca forneça sua frase/senha inicial. Não há razão para alguém ter essa informação. Se alguém tiver sua frase inicial, terá acesso total à sua carteira (e drenará seus fundos e quaisquer NFTs que você possa ter).

Dica profissional: tenha uma carteira separada dedicada à cunhagem de NFTs e mantenha apenas uma pequena quantidade de fundos em sua carteira .

Pensamentos finais

O mundo NFT é um espaço em movimento muito rápido.

O verão de 2021 viu uma enorme explosão de projetos NFT – e as pessoas correram para pegar seus NFTs.

Como parte dessa corrida louca em NFTs, vimos grandes picos nas taxas de gás – tanto que começou a precificar jogadores menores no mercado.

E em resposta (e muito rapidamente), a Whitelist surgiu e se tornou comum.

Embora as taxas de gás na rede Ethereum ainda sejam um grande problema, a Whitelist ajudou.

O ponto é que o mundo NFT está em constante evolução e adaptação.  

Este é um espaço muito novo – e se você está lendo isso – você está muito adiantado (bem à frente da maioria).

Então continue aprendendo… envolva-se…

E boa sorte para ser incluído na Whitelist do seu projeto favorito!