A transação de NFTs no Ethereum pode se tornar uma proposta cara. Isto é devido aos preços cada vez maiores do gás. Se você é novo no espaço NFT, pode estar curioso sobre o que é o gás NFT e por que é tão caro atualmente. Eu mesmo passei algum tempo no blockchain, fazendo transações e experimentando muitas taxas de gás. Aqui está o que eu aprendi ao longo do caminho.

NFT Gas é o termo dado à taxa que a maioria das plataformas de negociação NFT cobram. Isso é incorrido para realizar a transação ou executar um contrato em sua plataforma blockchain. Os preços do gás no Ethereum são indicados por uma unidade de Gwei. É determinado pela quantidade de tráfego na rede e o poder de computação necessário para executar uma transação.

Entendendo o Gás NFT

As taxas de gás são pagamentos que os usuários precisam fazer para compensar a energia de computação necessária para processar transações no blockchain Ethereum. Isso é muito parecido com as taxas de processamento que os cartões de crédito podem cobrar pela transferência de dinheiro para várias contas ou pelo pagamento de contas.

Gwei é o termo dado para uma unidade de gás que é usada na blockchain Ethereum. O Ethereum implementa algo chamado algoritmo de prova de trabalho . Nesse blockchain, validadores que usam algoritmos especiais (chamados de mineradores) resolvem problemas criptográficos. Encontrar uma solução bem-sucedida para esse problema permite que conjuntos de transações sejam processados ​​e adicionados ao blockchain.

Os mineradores bem-sucedidos que são capazes de resolver os quebra-cabeças são compensados ​​por seu esforço, pois muito poder de computação é gasto na resolução dos quebra-cabeças complexos. Esse incentivo faz com que eles forneçam suporte contínuo às transações. Assim, a taxa total de transação será igual ao limite do gás vezes o preço do gás naquele momento. 

ou seja,  Taxa Total de Transação = Limite de Gás * Preço do Gás

Se a taxa de transação for igual ao limite de gás, sua transação será executada e todo o blockchain será atualizado. Se a taxa de transação for maior que o limite do gás, a transação não será completada e será revertida . Se você tiver um contrato grande e estiver tentando executá-lo muito rapidamente, os preços do gás podem ser muito altos.

Por outro lado, se você esperar que a transação demore, o preço pode ser menor. A analogia do carro é bastante adequada para explicar isso. 

Imagine que o carro é uma transação.

Para rodar seu carro você precisa de combustível. Para processar transações no Ethereum, você precisa gastar gás. Agora imagine que você está pegando dinheiro de sua casa e levando para um amigo em um carro. Se houver menos tráfego, a quantidade de combustível que você usará será menor. Mas se houver muito tráfego, a quantidade de gás que você queimará enquanto estiver preso no engarrafamento será muito maior. A distância permanece a mesma que no caso anterior. Os preços do gás NFT podem ser vistos de maneira semelhante. 

Tudo na rede Ethereum custa um pouco de gás. O gás na rede Ethereum recebeu um preço de mercado com base na demanda por recursos na rede em um determinado momento. 

Isso é feito para garantir que haja eficiência na rede e que haja o melhor uso do poder computacional. Os principais critérios para despesas de gás dependerão do tamanho do contrato que você está tentando executar, bem como da velocidade com que deseja que a transação seja concluída.

Se você deseja reduzir os preços do gás, pode decidir esperar mais e seu custo também diminuirá. Se os preços do gás estiverem muito altos, é sempre melhor esperar até que o preço caia. Você pode verificar o preço do gás ao criar um contrato inteligente e estimar o preço.

À medida que uma rede experimenta alto tráfego, será mais caro criar e comprar NFTs. Os preços do gás continuam mudando, mas a previsão dos preços do gás também é desaconselhável. As taxas de gás cobradas diretamente de você são creditadas aos mineradores. Isso é para compensar o trabalho deles, que fornece o poder computacional para verificar sua transação e garantir que ela seja concluída.

Os altos preços do gás continuam sendo uma grande barreira para os artistas venderem seus trabalhos online.

Por que os NFTs precisam de gás?

Gas garante que as pessoas que usam o blockchain Ethereum não possam enviar spam. É uma maneira eficiente de manter a segurança. Ele impõe regulamentos para que os indivíduos não possam usar o poder de computação de forma desenfreada.

As taxas de gás são pagas aos mineradores e isso incentiva os mineradores a incluir suas transações no blockchain. Se não houver incentivos, você não pode esperar que os mineradores expandam seu poder de computação para executar operações de contrato inteligente. Ninguém vai fazer isso por boa vontade. 

Quando você executa transações de contrato inteligente, os mineradores obtêm criptomoedas em troca. Quanto mais gás o minerador puder produzir, mais segura será a rede. A transação será rápida e poder computacional suficiente estará disponível para realizar transações.

O que é limite de gás?

Você pode decidir o número máximo de gás que eles querem gastar em uma transação. Você pode definir um limite no preço do gás que deseja gastar e esperar até atingir esse limite. Isso garante que você tenha algum controle sobre as despesas da transação. Se você estiver disposto a esperar, a transação será processada quando o limite definido for atingido.

Onde verificar os preços do gás Ethereum

Você pode verificar facilmente o preço atual do gás Ethereum usando uma das ferramentas úteis disponíveis online, como o Etherscan.io . Esta ferramenta online informará o custo estimado de transferências e interações na blockchain Etherum. Além disso, você pode ver os 50 principais endereços que consomem e gastam mais gás.

Por que o gás é um problema para os artistas?

Você precisa entender que as taxas de gás são o preço que você paga para criar, comprar e vender seus tokens não fungíveis. No entanto, isso causou muitos problemas para aspirantes a criadores de NFT. Então, por que o gás é um problema para os artistas?

Quando os preços do gás estão altos, torna-se difícil para os artistas criar e vender seus trabalhos. Se você tentar reduzir seus preços para acomodar os preços do gás, o valor percebido da obra de arte será diminuído. Como os preços do gás diferem da avaliação real dos ativos digitais, os custos podem ser muito maiores do que o custo real dos ativos que você está vendendo.

Não são apenas os vendedores, os compradores também enfrentam problemas com os preços do gás. Os compradores têm que pagar os preços do gás sempre que fazem um pedido ou cancelam um. Ações como fazer uma compra ou transferir o NFT para outra carteira incorrerão em taxas de gás. Isso é novamente baseado na velocidade das transações que eles desejam.

Os novos vendedores nas plataformas geralmente desconhecem isso e acabam não ganhando muito ou até perdendo dinheiro em suas transações. Se o gás não for adequado, a transação será revertida e você também será cobrado por isso.

Por exemplo, imagine que você está executando um contrato ou transação no Ethereum que vale cerca de 20 ETH. Se o preço do gás não for suficiente e sua transação não for concluída, você receberá 20 ETH menos o gás gasto na transação com falha.

Como os preços do gás NFT são definidos?

Quando se trata de determinar o preço do gás NFT, é semelhante à forma como determinamos o preço da maioria das coisas no mundo. Então, o que tudo vai para decidir o preço das taxas de gás NFT?

O valor do preço do gás Ethereum depende da oferta e demanda na rede. Se houver alta demanda por transações, isso exigirá que mais mineradores concluam algoritmos complicados, criando mais trabalho e consumo de energia; aumentando assim a taxa de gás. Se o preço do gás não atingir o limite de poder, ele não poderá processar as transações.

Dicas para evitar pagar altas taxas de gás.

As taxas de gás podem ser uma dor para muitos artistas e usuários do blockchain Ethereum, mas alguém precisa pagar por todo o trabalho e energia necessários para verificar uma transação simples. Paguei algumas taxas premium pela compra de NFTs, o que me fez querer encontrar maneiras de evitar pagar taxas altas de gás nunca mais. Embora as taxas de gás ainda possam variar, aqui estão algumas dicas importantes para evitar pagar altas taxas de gás ao fazer transações na blockchain Ethereum.

  • Faça transações muito cedo pela manhã ou tarde da noite, quando há menos demanda e taxas de gás mais baixas .
  • Outros blockchains podem ser usados. Blockchains como WAX (Worldwide Asset Exchange) não requerem gás e as transações são instantâneas.
  • Você pode definir um limite de Gás (valor que está disposto a pagar), isso fará com que sua transação seja processada somente quando for lucrativo para um minerador processá-la.
  • Você pode acompanhar os preços do gás para ter uma estimativa do preço para o tempo em que deseja executar sua transação. (Nota: Isso não é possível para transações sensíveis ao tempo)

Se os problemas com os preços do gás não forem resolvidos, a oportunidade e a promessa de que os NFTs resistem não podem ser totalmente utilizadas. É hora dos melhores especialistas em blockchain juntarem suas cabeças e descobrirem uma maneira de evitar preços exorbitantes do gás. Tem que ser um ganha-ganha para todos. 

A boa notícia é que há muito trabalho em andamento para resolver isso. O Ethereum tem pensado em passar do modelo de prova de trabalho para um modelo de prova de participação. Aqui, as transações não precisam ser conduzidas para que a energia computacional possa ser conservada. Isso requer um pouco mais de reflexão e persuasão da parte interessada, mas é definitivamente uma possibilidade.